Arroz arbóreo
Enquanto isso, no supermercado:
- Que diabos de arroz é esse que você está procurando? Nunca ouvi falar nesse “arroz arbóreo“, não dá para fazer o risoto com “arroz normal” (agulinha)?
Vou explicar então o que é o arroz arbóreo e você me ajuda a responder a pergunta, combinado?
Para começar, “arroz arbóreo” é um tipo de arroz, entre vários outros existentes e que estão ficando mais conhecidos nos últimos anos. Um tradicional arroz italiano, de grão médio (entre 5 e 6 mm), que tem uma enorme capacidade de absorção. Para você ter uma idéia, ele pode absorver uma quantidade de líquido de até 3 vezes o seu volume. Já imaginou isso? Arroz baiacu!!! icon smile Arroz arbóreo
Com uma absorção dessas, tente responder àquela pergunta.
O arroz arbóreo não é só o mais indicado para o preparo de risotos, mas também para outras receitas que levam arroz e que ficariam perfeitas se os grãos pudessem “chupar” bastante do líquido gostoso em que são cozidos, para ficar bem saborosos.
Outra característica forte do cozimento do arroz arbóreo é que ele libera muito amido, fazendo com que o prato fique mais cremoso, com uma consistência ótima para risotos.
Ok, só falei de risoto até agora e esse tipo de arroz não se destina apenas a esse prato! Quer um exemplo bem diferente, para clarear sua mente? Arroz doce. Fica muito melhor com o arroz arbóreo do que com o “arroz comum” (esse que você come sempre).
O preço é mais alto do que o do arroz que consumimos normalmente (agulinha), mas dá muito bem para pagar sem sofrer. Vale a pena e, na minha opinião, é insubstituível naqueles tipos de receitas que falei.
No supermercado, fica junto com o arroz que você já conhece. Procure com calma que você acha! Já tem esse tipo de arroz disponível em diversas marcas, então é fácil encontrar em qualquer mercadinho (ok, nem tão pequeno assim).
Vou providenciar umas receitas com arroz arbóreo para você entender melhor sobre o cozimento dele. Por enquanto, basta você saber que ele absorve muito líquido e que o ideal é que ele fique “al dente“. Não deixe passar desse ponto, senão vai ficar “empapado”.
Siga a receita que for fazer bem direitinho, enquanto não aprende a cozinhar esse tipo de arroz por conta própria! (Nem vem depois falar que o arroz grudou, a culpa terá sido sua! Eu avisei.) icon razz Arroz arbóreo
Açúcar mascavo x Açúcar refinado
Gosto do sabor do açúcar mascavo e sempre ouvi que ele é mais saudável do que o açúcar refinado. Mas cá cum nóis, por que ele seria melhor do que o açúcar refinado? Ou por que o açúcar refinado seria pior?
Quando o açúcar é refinado (resumindo muito o processo), um líquido xaroposo é extraído dele – o melado. O açúcar vai ficando cada vez mais limpo e mais puro até virar sacarose pura (o açúcar refinado branquinho, como você conhece!).
O açúcar mascavo tem resíduos de melado, ou seja, é extraído antes que o açúcar fique branquinho. Inclusive é possível encontrar açúcar mascavo que foi feito da forma inversa: pega-se o açúcar refinado e borrifa melado para ele virar açúcar mascavo de novo.
Agora que você já sabe que o açúcar mascavo “tem o mesmo açúcar” que você come quando usa o açúcar refinado, o que me diz?
Algum deles é mais ou menos saudável para você?
Diferença entre ovos caipiras, orgânicos e de granja
Lá vai você para o supermercado com o seu último discurso saudável: “só como ovo caipira” (já fez isso ou ainda não chegou a sua hora?).
Aí você chega lá, pega sua caixinha de ovos vermelhos super se achando da roça, crente crente que come ovo caipira.
Vou te contar um segredo: pra começar, não há diferença nutricional entre ovos de casca branca e os de casca vermelha (que na verdade é muito mais para marrom do que vermelha, mas chamam assim). Menos ainda pode-se dizer que os ovos vermelhos são ovos caipiras.
Vamos esclarecer tudo isso para você comprar exatamente o que deseja?
Ovos brancos e ovos vermelhos (marrons)
A cor da casca do ovo tem relação apenas com a genética da raça da galinha que o botou.
Basicamente, galinhas de penas brancas botam ovos brancos e galinhas de penas vermelhas botam ovos vermelhos (marrons, na verdade). Até aqui não há nenhuma diferença entre os valores nutricionais dos ovos.
Ovos de granja
Ovos de “granja” não são ovos de galinhas criadas soltas na granja como parece. Esse tipo de ovo é produzido num esquema de produção industrial, em que as galinhas ficam confinadas e comem sem parar, sem sequer se mexer dentro da gaiola e tendo como único objetivo colocar ovos. E muitos ovos!
Essas galinhas têm seus bicos cortados (debicagem) para aumentar a produtividade, basicamente. Com essa prática, evita-se, por exemplo, que a ave escolha a ração (que dó!!) e desperdice alimento; que os ovos sejam bicados e portanto perdidos e que haja canibalismo entre elas. Tudo isso se resume em garantia de produtividade, como eu falei.
Desse tipo de criação, é que vêm os ovos enriquecidos, vitaminados e light (que inclusive são variedades questionadas por muitos nutricionistas). Eles são resultado de uma alimentação diferenciada das aves e nada têm a ver com o bem-estar das bichinhas.
Ovos caipiras
Ovos caipiras também são chamados de “ovos tipo colonial” e “ovos de capoeira“.
Pela legislação, as galinhas que produzem esses ovos devem ser criadas fora de gaiolas, ciscando livremente. Elas põem os ovos em ninhos cobertos, bem mais saudável do que naquelas gaiolas apertadas, né?
A alimentação nessas criações é toda de origem vegetal e sem pigmentação (que é usada na ração para dar uma cor mais amarelona à gema, artificialmente). Os animais não podem tomar remédios que estimulem o crescimento e nem antibióticos.
Bem, pelas condições em que as galinhas são criadas, no maior estilo “caipira”, nem hesito em preferir esses ovos aos de granja.
Ovos Orgânicos
Meus preferidos.
Ovos orgânicos são produzidos por galinhas que recebem uma alimentação 100% orgânica, ou seja, sem agrotóxicos e fertilizantes químicos. Não é permitido também usar remédios para crescimento e nem antibióticos. Com essas restrições, o ovo orgânico não vem com qualquer resíduo químico.
As galinhas são criadas em condições que prezam seu bem-estar e seu comportamento natural, bem ecologicamente correto. Por exemplo, é proibida a prática da debicagem e do confinamento em gaiolas. icon smile Diferença entre ovos caipiras, orgânicos e de granja Estudos dizem que galinhas criadas assim, soltas, põem ovos com cerca de 4 vezes mais vitamina A do que os de granja.
Para chamar seus ovos de “orgânicos”, o produtor precisa receber um certificado emitido por uma certificadora terceirizada, que segue parâmetros ditados pelo Ministério da Agricultura.
Por motivos óbvios, esses ovos são mais caros. E não vale a pena?
Alguém tem mais informações sobre ovos e criações de galinhas?
Açúcar light!
Gosto de olhar as gôndolas do supermercado minuciosamente em busca de coisas diferentes.
Eis que achei uma tal de açúcar União Light (e este não é um post patrocinado, infelizmente). Na mesma hora despertou minha curiosidade, porque “como assim açúcar light”? Vai contra todo o meu entendimento de light e diet!
Comprei, óbvio, mesmo sem ainda entender exatamente do que se tratava. Só sei que li na embalagem que era para usar a metade da quantidade de açúcar que seria usada normalmente e que dava para usar para cozinhar.
Ainda não tinha pegado o pacote lá na despensa para me aprofundar no assunto, quando encontrei a página da União Light no facebook. Tem gente que odeia adoçantes e pode ser uma boa opção, olha só:
O segredo é que União Light é feito com açúcar tradicional e uma pitadinha de sucralose (o único adoçante derivado da cana-de-açúcar). E essa pitadinha de sucralose é muito potente e aumenta o poder de adoçamento do açúcar, possibilitando o uso de apenas metade da quantidade habitual.
Não é interessante? Fiquei muito curiosa para começar a usar e também para testar receitas.
Ah, e tem receitas com o açúcar light no site da União.
0 comentários:
Postar um comentário